quinta-feira, 18 de abril de 2013

E os olhos de suas crianças?


Passo a passo da visão

Aos 5 anos de idade a criança já possui 100% da visão de um adulto. É responsabilidade dos pais levarem a criança para uma consulta oftalmológica aos 3 anos, quando ainda se pode reverter um quadro de baixa visão. Fique atento à saúde visual das crianças.

Como detectar se a criança precisa de óculos?
• Dor de cabeça ou mal estar durante ou após um esforço visual (leitura, aula, etc.).
• Franzir a testa e apertar os olhos ao olhar à distância.
• Aproximar-se muito de livros ou da TV para enxergar.
• Desinteresse pela leitura e/ou baixo rendimento escolar.





Lentes Essilor Airwear, as mais recomendadas para as crianças.

São lentes com alto índice de refração 1,59. Além de leves e finas são extremamente resistentes a choque. Oferecem 100% de proteção aos olhos contra os raios UV. São perfeitas para as suas crianças.

Os problemas de visão mais comuns na infância.

Estrabismo

Quando os olhos deixam de estar paralelos e sem sincronia dos movimentos, recebe o nome de estrabismo. Trata-se de um desequilíbrio muscular e o olho pode se desviar para fora (divergente), para dentro (convergente), para cima ou para baixo (vertical).
O estrabismo é em geral congênito, isto é, quando a criança já nasce com o problema, mas, também, pode ser causado por trauma local, diabetes e doenças degenerativas, ou seja, que vão alterando para pior ao longo do tempo. O olho desviado não desenvolverá a visão enquanto não ficar na posição correta e não for estimulado a enxergar. Daí a importância de ser tratar rapidamente o estrabismo com um oftalmologista.

Ambliopia

É a situação onde a visão da criança não se desenvolve, tornando-se fraca em um dos olhos ou mesmo nos dois olhos. O tratamento indicado é o uso de tampão (oclusão) no olho bom para estimular o olho mais fraco a enxergar mais. Pode também ser necessário o uso de óculos. Se o tratamento com o oftalmologista for seguido corretamente e na época adequada, a visão se desenvolve normalmente e a cura ocorre praticamente em todos os casos. 
 
 
 É responsabilidade dos pais
levarem a criança para uma
consulta oftalmológica aos
3 anos, quando ainda se
pode reverter um quadro
de baixa visão.

 
 
 
 
 
Fonte: Varilux